Ola aqui estou eu depois de certa demora em postar de novo, pois tive alguns problemas pessoais e uma falta de tempo,mas aqui estou eu com mais um post interessantíssimo.espero que gostem.
O conceito de animal de estimação passou por muitas mudanças nos últimos séculos. Atualmente, os gatos e cachorros são considerados como parte fundamental da família. Não há dúvidas – e quem tem, sabe – que a presença de um animal em casa representa uma grande mudança na vida da família: da mesma forma que os membros e o amor crescem as responsabilidades também.
Quem ainda não possui um animalzinho em casa, deve considerar a hipótese. Você sabia que estudos já comprovaram que os animais fazem muito bem para o nosso humor e também para nossa saúde física e mental? E a verdade é que nós também temos esse poder de fazer bem a eles. Por isso, que tal ficar de olho nas 10 dicas para adotar um animal de estimação?
1. Analise os contras
Como já foi dito, ter um animal em casa exige cuidado e bastante dedicação. Se você mora com outras pessoas, certifique-se de que todas estão dispostas a recebê-lo e a cuidar muito bem dele. Esteja pronto (a) para comprar ração, dar banhos, dar carinho e para ser paciente ao ver o seu sapato preferido todo mordido. Lembre-se também que os cães necessitam de mais atenção que os gatos, afinal, são muito mais dependentes de nós.
2. Analise os prós
Essa é a parte mais fácil! Pense sempre no carinho que o animal é capaz de dar e também de receber. Ele é muito mais fiel, se comparado a qualquer pessoa que já tenha conhecido. Aproveite para encaixá-lo em sua rotina, pratiquem caminhadas, passeie mais em parques, socialize com outras pessoas que tenham animais e verá que sua vida fica bem mais divertida!
3. Conheça o histórico do animal
Ao adotar um animal, tente ir atrás do seu histórico. Grande parte dos animais que vivem em abrigos é encontrada em situações de perigo e, por isso, as características comportamentais podem variar bastante: medo, agressividade, agitação, etc.
4. Busque compatibilidade
Não esqueça que os animais necessitam de atenção e, graças a isso, é importante que você procure aquele que é mais compatível com você. Caso prefira ter uma vida bastante animada, adote aquele cãozinho mais agitado do local, por exemplo. Existem outros animais de estimação que não possuem diferenças bruscas de personalidade – como no caso dos cachorros – mas pesquise sempre a possível influência do novo membro em sua rotina.
5. Animal e criança
Antes de decidir adotar um animal e dar a uma criança, certifique-se de que os pais estão de acordo. Caso vá adotar um animal para seu (a) filho (a), não se esqueça de explicar muito bem quais as responsabilidades e os cuidados que ele necessita: animal não é brinquedo e maltratá-lo é crime!
6. Visite abrigos de animais
Os animais que vivem em abrigos, no geral, possuem uma história de vida bastante triste. Muitos sofrem maus-tratos e, após serem resgatados, passam o resto de suas vidas no mesmo local. É a sua chance de dar uma vida boa para um bichinho e também receber muito carinho dele.
7. Pós-adoção
O primeiro passo após adotar um animal – seja da rua, de um abrigo ou de algum conhecido – é sempre levá-lo a uma consulta com um médico veterinário. Assim como nós, eles também precisam cuidar muito bem da saúde. A presença de zoonoses – doenças transmitidas de animal para homem e homem para animal – pode causar sérios danos a ele e a você. Não se esqueça de ouvir bem e – se necessário – anotar todas as orientações do veterinário.
8. Cuidados Básicos
Se sua casa não é nem um pouco preparada para receber um animal, é bom resolver isso logo! Não esqueça que eles necessitam de potinhos de comida, água, redes de segurança e alguns mimos que você puder dar. Não esqueça também que alguns necessitam de vacinação e vermifugação anual.
9. Castre o seu animal
Muitas pessoas são contra a castração, mas não costumam saber os benefícios da mesma. Além de garantir que seu animal não será responsável por uma porção de filhotes abandonados – como certo dia ele foi –, também estará se prevenindo de uma porção de doenças. Acredite: a castração de animais é um dos pilares da posse responsável
10. Nunca abandone seu animal
O problema que os abrigos de animais mais encontram é que muitos animais lá adotados voltam às ruas. Isso acontece porque as dicas mostradas anteriormente não são levadas a sério e a pessoa percebe que ter um animal exige bem mais responsabilidade do que parece. Não tenha vergonha ou medo de ser julgado (a): caso haja desistência no processo de adoção, procure o abrigo de animais. Ao abandonar um animal, além de estar cometendo um crime, também está destruindo o trabalho de muitas pessoas que lutam a favor deles.
não abandone, a dor dele é bem maior, enquanto voce estiver em sua cama quentinha pode ser que quem mais se emportava com voce esteja morrendo de frio procurando o caminho de volta para desfazer o mau entendido e se desculpar por ter ficado la!!!!!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário